terça-feira, 2 de outubro de 2012

Educação X Hipocrisia

O texto de hoje é curto.
Parece-me que educação é uma palavra que, por muitos, é relacionada SÓ com a área escolar.
Mas...
Não. Não é. Não é só isso. A escola também precisa de ajuda nesse sentido.
Educação é mais que isso.
É o que falta na mentalidade do brasileiro. Do humano.
Não basta ter educação. Essa... Essa educação que todos sabem dizer o que é.
Como disse no texto Bullying de ontem, hoje e amanhã insisto: Não basta sabermos o que é certo e errado. Não basta ensinar aos filhos que não é legal chamar o amigo obeso de bolota e o alto de girafa.
Duas coisas: É PRECISO ENSINAR A PENSAR EDUCADAMENTE E SER SINCERO NA EXPLICAÇÃO.

DE NADA ADIANTARÁ DIZER PARA NÃO CHAMAR O AMIGO DE GORDO, QUANDO CONTINUA-SE A ISOLAR O GORDO. 
O ideal é ensinar que NÃO É LEGAL ignorar o amigo (ou qualquer pessoa) que está acima do peso ou o alto ou o baixo ou o magro.
A sinceridade? Chamar a atenção do filho dizendo que não é certo rotular ninguém com nome nenhum! Muito menos deixar de falar ou se aproximar do amigo SÓ PORQUE isso ou aquilo.
E acho que, o mais importante dentro da sinceridade é alertar, comunicar e preparar o filho para o mundo em que vivemos. Sim. Em algum momento ele escutará alguém chamando o amigo (ou alguém) de careca, por exemplo. Sim, o mundo é cruel, às vezes. Mas, há vezes também, que alguns apelidos são carinhosos e nem sempre há maldade nisso. 
Dessa forma estará preparando o filho para esse contato. Ele mesmo criará seus conceitos e provavelmente (ou não) terá (ou não) educação. Saberá que o mais importante não está só em não chamar (isso é hipocrisia) o amigo (ou qualquer pessoa) por qualquer nome. Mas sim, em respeitar e saber os momentos em que pode ou não brincar com o amigo. Vide brincar por forma carinhosa de lidar com alguém.

Insisto: ensinar a pensar educadamente é sempre a melhor forma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por reciclar um comentário!