Entendo que há momentos, que é
necessário tomar cuidado e evitar problemas maiores, mas é importante que os adultos
entendam também, que isso faz parte do desenvolvimento dos pequenos.
Misturar cores, colorir papéis,
deixar cair pinguinhos de tinta na roupa, sujar os pés (ou tênis) com
terra é sinal de que ele está brincando.
Chamar à atenção o tempo
todo dizendo: "não vá se sujar", atrapalha o momento e deixa a
criança tensa. O foco de sua atividade muda de pintar, para tomar cuidado
(em não sujar). E lá se foi o prazer da brincadeira.
Não estou
propondo que papais e mamães deixem os pimpolhos fazerem o que querem: pintar a
casa toda, manchar toda a roupa ou chegar ao ponto de estragar algo, se machucar
ou machucar alguém. Mas, pela supervisão de um adulto, sem que ela (a
criança) seja cobrada o tempo todo, o momento fica mais gostoso. E, quando
necessário, é importante sinalizar que, apesar da brincadeira estar
gostosa, perceba que sujou a roupa, por exemplo. Mas, primeiro deixe-a que
faça, para depois interferir.
Inclusive, é apropriado que
se os adultos consigam, façam parte da brincadeira.
O momento é
de entrosamento e durante a atividade, você pode fazer com que ele vá
percebendo o que possa lhe incomodar ou não. Mas, que seja o incômodo dele e
não dos pais.
Esse tipo de momento, ajuda no
desenvolvimento da criatividade, desperta curiosidade e integra.
Além disso, através desse tipo de
atividade, pode-se ensinar muitas coisas, entre elas: senso de
responsabilidade em simples atitudes, como por exemplo: ter uma caixinha para
os materiais, um lugar apropriado para a atividade, pegar e depois guardar
pincéis, etc.
Outro ponto interessante é
desenvolver a capacidade de dividir. Quando pequenas, as crianças
atravessam uma fase narcisista. Que beira o egoísmo. Mas, não se
assustem! Além de ser esperado, é necessário. E, podemos dizer que é o
egoísmo saudável. Nesta fase, ela precisa sentir que algumas
coisas são dela e só dela. E veja que bacana! Através desse tipo de
comportamento junto com atividades lúdicas, é possível despertar a divisão.
Fazer com que o pimpolho note que não há problema em brincar com seu
material e compartilhar o momento com outros amiguinhos
ou parentes.
Bons lugares para criançada,
entre seis e doze anos, brincar e aprender, são os
acampamentos. Durante as temporadas, eles aprendem a conviver em
grupo, dividir, desenvolvem a capacidade de cuidar do seu, do
amigo e do coletivo; percebem a responsabilidade e cumprimento de
horários, entram em contato com a natureza, assim como respeitá-la; e o
melhor de tudo: sorrindo, brincando e se divertindo com a supervisão de equipe!
* As fotos compartilhadas acima, com exceção da imagem da criança com as mãos pintadas, foram retiradas do site Wal Atividades de Lazer, temporada de julho - 2012 do WalCamp. Para conferir, acesse o link no campo VISITE do blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por reciclar um comentário!